fbpx

Prêmios e Homenagens

1994
– Placa do Prêmio SESI de Arte e Criatividade, por sua contribuição cultural.
– Medalha João Ribeiro da UBE-RJ.
– Placa da Academia Goiana de Letras, por sua contribuição à literatura goiana.

1995
– Homenageado com o Troféu Movimento “Santuário da Arte” homenagem por sua contribuição à cultura no estado de Goiás.

1996
– Título de Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
– Homenageado pela Academia Cristalinense de Letras, Ciências e Artes, por sua contribuição à literatura goiana, numa iniciativa do escritor Luiz Alberto de Queiroz.
– Homenageado pela Federação de Teatro de Goiás, pelo apoio cultural no estado de Goiás.
– Diploma do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, na solenidade do Troféu “Jaburu”, por sua atuação a favor da cultura em Goiás.
– Placa do Centro de Cultura da região Centro-Oeste, “Ceculco 18 anos”, em agradecimento à história editorial no Centro-Oeste brasileiro.
– Homenageado com uma Placa pela Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos pela doação de uma tela da Via Sacra do “Frei Confaloni”.
– Eleito Presidente da Câmara Brasileira do Livro do Brasil Central.

1997
– Homenageado pelo jornal Laços de Cultura, editado pelo escritor Francisco de Assis Nascimento, ainda convidado a assumir o cargo de diretor cultural do tabloide.
– Homenageado pelo jornal Diário da Manhã, na coluna Local com o título: O rei das publicações goianas.
– Homenageado com o Troféu Dom Fernando Gomes dos Santos, em reconhecimento à conscientização das artes.
– Diploma de Personalidade Cultural na III Mostra SESI de Dança.

1998
– Atuação e destaque no segmento editorial. VIII Meeting anual de empresas e profissionais “Trabalho, Qualidade e Ética”.
– Medalha Peregrino Júnior, no 40º Aniversário da UBE – RJ.
– Homenageado no VIII Concurso SESI Arte e Criatividade. FIEG e SESI – pelos relevantes serviços prestados à cultura goiana.

1999
– Troféu Apoio Cultural Mutirão das Fiandeiras – Prefeitura de Trindade.

2000
– Troféu da Quasar Cia de Dança pelo apoio cultural.

2001
– Placa em agradecimento pela dedicação na divulgação da literatura goiana nas Bienais Internacionais do Livro nos eixos Rio-São Paulo, oferecida pelos escritores goianos.

2002
– Troféu FIEG – Histórias de Sucesso, o IEL, órgão do sistema FIEG reconhece a importância empresarial de Antonio Almeida.
– 1º Prêmio SEBRAE Goiás de Comunicação e Escultura Vilmar Rodrigues, pelo apoio cultural.

2003
– Homenageado com o Troféu Prensa Gutenberg oferecido pela Associação Brasileira das Indústrias Gráficas, durante o XII Congresso Internacional das Indústrias Gráficas realizado em Goiânia (GO).
– Homenagem de escritores goianos em comemoração aos 20 anos de sua empresa, Editora Kelps, no Palácio das Esmeraldas – sala Dona Gercina Borges Teixeira.
– Troféu Sociedade Goiana VIII atribuído pelo Programa Aplauso
– Placa Escola de Música Nipoly, confere a homenagem em reconhecimento à colaboração cultural.

2005
– Empossado membro da Academia Palmeirense de Letras e Artes – APLA.
– Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”, pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Significativa homenagem recebeu Antonio Almeida quando foi convidado, em 2010, para participar do projeto Praça da Inspiração, idealizada pelo jornalista e escritor Iúri Rincon Godinho (Contato Comunicação) e pelo estrategista e
gestor cultural PX Silveira (Instituto ArteCidadania) uma das boas inteligências contemporâneas de Goiás, com o apoio da prefeitura de Goiânia e da EBM Incorporações.
Resultantes de uma curadoria cultural, foram indicadas 77 personalidades goianas vitoriosas em seus matizes de atuação profissional para assentar as digitais das suas mãos em fôrmas de cimento posteriormente acomodadas em
blocos de concreto que povoam a Praça da Inspiração, localizada na confluência das avenidas 85 e T-9, setor Marista, Goiânia, escultoricamente trabalhada pelo artista plástico G. Fogaça.

2011
PRÊMIO NATIONAL SERVICE AWARD FOR MORAL AND INNOVATIVE LEADERSHIP
No dia 20 de novembro de 2011, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, Antonio Almeida recebeu o importante Prêmio National Service Award for moral and innovative Leadership, durante a realização da 2ª Summit Global Peace Leadership. A láurea obtida foi em razão do seu trabalho frente ao Conselho de Responsabilidade Social da FIEG, observado pelo diretor-geral do Instituto Soldados da Paz, Haroldo Menezes, que o indicou para a honrosa distinção. A premiação, precedida por um fórum de debates, de ressonância em todas as Américas, é tão importante, que reuniu nada menos, do que oito ex-presidentes da América Latina.

 

TÍTULO DE CIDADÃO GOIANIENSE
Na noite de 24 de novembro de 2011, a Câmara Municipal de Goiânia outorgou a Antonio Almeida o Título de Cidadão Goianiense, por iniciativa do vereador

Rusembergue Barbosa. A sessão dirigida pelo presidente da Casa, vereador Iram Saraiva, foi bastante prestigiada com a presença de amigos, familiares, colaboradores da Editora Kelps, companheiros de representação classista,
músicos, escritores, artistas plásticos, teatrólogos, presidentes de instituições culturais e personalidades políticas.
A sessão, considerada uma das mais prestigiadas de 2011, no gênero, teve apresentação musical e recital poético do professor Eurípedes Leôncio.
Antonio Almeida, naturalmente, programado para falar, emocionado (chorando mesmo), não conseguiu fazer seu discurso de agradecimento. Leandro Almeida, seu filho, falou em nome da família, enquanto o escritor Luiz de Aquino discursou em nome dos escritores de Goiás.