EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM NARRATIVAS INFANTIS: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Descrição

Este Produto Educacional em formato de ebook foi gerado a partir da Dissertação de Mestrado em Ensino na Educação Básica desenvolvida no CEPAE/UFG, intitulada De ponta a ponta: narrativas infantis e formação do leitor literário do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Nossa intenção com a elaboração deste material educacional, sob o título Experiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é cumprir com o compromisso político e social assumido junto ao programa, de contribuir com a melhoria do Ensino na Educação Básica. Para tanto, nos propusemos a disponibilizar esse suporte didático pedagógico online, por meio da plataforma digital Medium Brasil e do portal Educapes, para o acesso gratuito dos docentes dessa etapa de ensino. Assim, poderemos contribuir com o processo de formação e constituição de leitores do texto literário e como sujeitos mais emancipados e mais humanizados, portanto, seres críticos e aptos a atuarem de forma ativa nessa sociedade em transformação. Isso permite valorizar as relações dialógicas no processo de mediação de leitura com as narrativas infantis, nesse caso, as de Sylvia Orthof, Ruth Rocha e Ana Maria Machado.

 

Sou Denise Cristina Camilo de Lima. Minha história como um novo ser no mundo teve o seu início no dia 11 do mês de março do ano de 1967. Nesse tempo, era uma prática normal as terem os seus filhos em casa com a ajuda de uma parteira, e comigo não foi diferente, nasci em uma casa simples na cidade de Inhumas – GO. Neste mesmo endereço, cenário de uma história de vida com muitas alegrias e tristezas, passei minha infância, adolescência e vida adulta. A primeira fase de vida com muitas brincadeiras e não muito incentivo à prática da leitura literária foi interrompido aos 11 anos com a minha inserção no mundo do trabalho em período integral e estudo no turno noturno. Casei com 19 anos, tive dois filhos e fiquei viúva com 29 anos. Neste mesmo ano ingressei na profissão docente e no curso superior de Pedagogia na UFG. Nos anos subsequentes, perdi meus pais, mas tive forças para continuar me capacitando, me especializei em Docência Superior, Educação Inclusiva, Educação para Diversidade e Cidadania, Gestão Educacional e Psicopedagogia. E agora estou concluindo o Mestrado em Ensino na Educação Básica, no CEPAE da UFG. Sou professora na rede municipal e estadual de ensino e busco contribuir com a melhoria da qualidade na Educação Básica, ao acreditar no poder das narrativas infantis no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças, contributo para a formação de leitores literários e a constituição de sujeitos emancipados e mais humanizados, consequentemente, com melhores condições de viverem “dialeticamente os problemas”, nesse nossa sociedade em transformação, como bem afirma Candido (1995, p. 243).

Coautora: Célia Sebastiana Silva. É a orientadora da Denise Cristina Camilo de Lima e teve especial afeição por esse trabalho pela relevância de ele ter tido como público-alvo crianças dos anos iniciais de uma escola pública e como objeto a formação do leitor literário na escola. Possui doutorado em Literatura pela UNB; mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás; especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), graduação em Letras pela UEG- GOIÁS (1991) e em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1996). É professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG desde 2009 e atua da educação básica à pós-graduação. Atua no PPGEEB-CEPAE, orientando, principalmente, projetos voltados para a área de ensino de literatura e de formação do leitor literário na educação básica. Coordena o projeto de pesquisa Leitura literária e formação de leitores na educação básica e projetos de extensão como o PIPOESIA e o TRAPPO – VOZ E POESIA.

Faça o download deste livro pelo link:

PDF

 

EPUB

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM NARRATIVAS INFANTIS: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental – Anos Iniciais”
Sem ofertas para este produto!