Passageiro da história: do sertão ao infinito Vida e Obra de Manuel Lopes de Carvalho Ramos

R$19,90

SKU: 9786553700345

Descrição

UM EXCELENTE MEMORIAL

Esta publicação é o feliz resultado de uma especial incumbência. Quando José Mendonça Teles, presidente Ad Vitam do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, sugeriu que Nelson Figueiredo elaborasse a biografia do poeta Manuel Lopes de Carvalho Ramos, o gesto do meu amigo “Zezé”, de seis décadas de amizade, contribuiu para memorizar a história cultural do nosso Estado.
Ao final da década de 1880, nomeado juiz Municipal e de Órfãos, de Torres do Rio Bonito (Caiapônia), Manuel Lopes de Carvalho Ramos, autor de dois clássicos: Goyania (cujo título, inspirou o nome de nossa capital) e Os Gênios, tornou-se o precursor da talentosa presença literária de baianos, em terras goianas.
Nelson Figueiredo pesquisou sua história desde Cachoeira, onde nasceu, passando por Recife, onde se graduou em Direito, em Torres do Rio Bonito e na antiga capital, Cidade de Goiás, exercendo a magistratura e, por fim, também, na antiga capital da República, cidade do Rio de Janeiro, para onde se mudou, em 1907, logo após a sua aposentadoria involuntária, motivada por problemas de saúde, e onde morreria, em 1911.
Esta obra é originalíssima, porque pela primeira vez o ex-presidente do Gabinete Literário Goiano, humanista, um dos precursores do espiritismo em Goiás, jornalista opinativo político e magistrado de forte atuação, tem reunida sua história, seu amplo e importante legado intelectual disponibilizado, em um único volume.
A farta documentação da obra, com a inserção de poemas e artigos, publicados em jornais da Bahia, Pernambuco e Goiás, ainda a importante condensação da leitura dos livros: Goyania e Os Gênios, praticada por Nelson Figueiredo, enriqueceram sobremaneira seu conteúdo.
Até então, a grandeza humana e intelectual de Manuel Lopes de Carvalho Ramos, pai do fantástico Hugo de Carvalho Ramos, não era conhecida como merecia ser. Agora não é mais assim. Graças ao resultado primoroso da incumbência recebida.

Geraldo Coelho Vaz
Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Informação adicional

Autor

Acabamento

ebook

ISBN

9786553700345

Formato do livro digital

Número de páginas

274

Sem ofertas para este produto!