Processos Educativos em Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Descrição

Mesmo vivendo em pleno século XXI, ainda precisamos afirmar que meninos e meninas, crianças, são seres humanos preciosos, com muita potência para fazer perguntas, inquietarem-se e a nós, as crianças com mais idades, sobre os processos vivos, da vida e aqueles que dizem da natureza. Elas e eles, portanto, se interessam pela vida. E é esse interesse que, as autoras e os autores, deste livro, desejam cultivar nos espaços educativos e na produção do que se aposta em ser a Educação Infantil e a educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em ser a educação das crianças.

Educação das crianças que se agarra nas ideias de que: muitas são as alfabetizações e os letramentos, dentre elas/es, demarcamos as científicas/os; todas as crianças têm direito aos saberes das Ciências; a escuta e a importância das vozes dos/as professoras/as e de seus/as alunos/as mobiliza processos educativos justos, comprometidos com todos/as; os conteúdos e saberes os das ciências circulam em vários textos, inclusive em textos literários, midiáticos, e estes devem e podem ser mobilizados em salas de aula; experimentar e instigar à experimentação, no formato daquelas que caracterizam as Ciências da Natureza e daquelas ligadas ao que nos acontece, pode ser uma aposta sensível e assertiva para a educação das crianças; não há uma criança universal, ela é, como qualquer outro sujeito humano, multifacetada, plural. Carrega marcas de gênero, de sexo, do local de moradia e das infâncias que vivem ou que não vivem; o diálogo com outras Ciências permite pensar o mundo e a vida de modo complexo.

Ah, meu caros e minhas caras leitores e leitoras, a sinfonia produzida por essas mulheres e homens, que se ocuparam da escrita desta obra, é suave, instigante e potente para nosso viver como educadores e educadoras. Para nós que lidamos no dia a dia com o desafio de dar a pensar, como ensina Jorge Bondiá Larrosa, a Educação em Ciências na Educação Infantil e Anos Inciais do Ensino Fundamental. Convido-lhes então a aventura de navegar no e com os textos desse livro. Nela poderão encontrar muitas ferramentas para compor os processos educativos na escola e com as crianças, desde a alfabetização e letramento científico, a experimentação, o cuidar e o educar meninas e meninos, a narrativa de episódios da comunicação Matemática e suas aprendizagens, os desafios e potencialidades da argumentação em aulas de Ciências, o uso da mídia como possibilidade de pensar as escolas alimentares na infância; proposta do perfil conceitual no ensino de Ciências no ensino fundamental; passando por relatos de vivências didáticas sobre dengue, as perspectivas de crianças da escola do campo acerca do meio ambiente e aposta da literatura infantil como estratégia para a Educação Infantil. Por último, afirmo que me junto a todos

 

Faça o download gratuito deste livro neste link:  ebook_Processos educativos em Ciencias da Natureza na Educacao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com capa

Informação adicional

Acabamento

E-book, Impresso

Ano de publicação

2020

Formato Livro Digital

PDF

ISBN

978-65-5859-061-3

Número da edição

1

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Processos Educativos em Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”
Sem ofertas para este produto!