RLEX: graduando a pesquisa em Direito

Descrição

Este Ebook é fruto de pesquisa realizada pelos discentes da graduação da Faculdade de Direito da UFG no ano de 2019, sob orientação do Professor Dr. Cleuler Barbosa das Neves, na disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito – MPD.
Nota-se uma carência na produção científica quando se observa a proporção de graduandos da Faculdade de Direito da UFG que participam de programas de iniciação científica, como
PIBIC/PIVIC.
Por outro lado, os periódicos científicos mais qualificados costumeiramente exigem que os autores sejam pelo menos mestres ou mestrandos.
Ou seja, há bem pouco, quase nenhum, estímulo para a produção científica na graduação numa escala mais abrangente, que alcançasse a maioria dos estudantes nessa condição inicial.
Mesmo porque o aprendizado pela prática da pesquisa é daqueles que concorre diretamente para conferir ao graduando autonomia para aprender a aprender, essa habilidade que deveria ser buscada desde o mais fundamental estágio do processo de ensino-aprendizagem.
Buscando reduzir esse abismo concebeu-se um projeto denominado RLex, a criação de um periódico voltado para dar vazão à produção científica de qualidade da graduação, ou seja, em que não haveria a exigência de publicar juntamente com alguém já titulado (mestre ou doutor), como mecanismo para estimular osgraduandos a buscarem o profícuo caminho da pesquisa científica.
Outra meta da RLex era estimular a pesquisa empírica no campo do Direito, notadamente na sua confluência com as Políticas Públicas.
Esse projeto de extensão mais ousado não logrou êxito. Todavia, buscou-se um meio de concretizar ao menos uma primeira publicação, não periódica, com o mesmo título RLex: graduando a pesquisa científica; como forma de chamar a atenção para esse projeto e sua proposta, na esperança que se espraie.
Foi assim que, no ano de 2019, quando ministrei a disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito – MPD, matutino e noturno, na Faculdade de Direito da UFG, que contemplei a proposta de confecção de um projeto de pesquisa e de sua execução, em grupo, para redação de um artigo científico.
O presente livro é fruto desse plano de ensino em que a prática da pesquisa foi privilegiada; daí a variedade dos assuntos, temas e problemas, sendo que os treze melhores artigos foram por
mim selecionados.
A demora na publicação decorreu da falta de recursos, que só saiu porque decorreu de autofinanciamento.
Espero que esse contributo sirva de estímulo para seguirmos graduando a pesquisa científica e de esperança para que RLex venha tornar-se um periódico, radicado na presente proposta.

 

Faça o download gratuito deste livro pelo link: rLex_ebook

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “RLEX: graduando a pesquisa em Direito”
Sem ofertas para este produto!