TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: síntese agregadora de uma unidade na diversidade

Descrição

Nas trajetórias de vida-científica estão inseridas as reflexões epistemológicas que ajudaram na consolidação do campo da Educação Musical como área na atualidade. A Trajetória de vida-científica é o recorte de uma vida inteira, aquela fase científica construída ao longo de uma carreira como pesquisador, que faz referência ao campo de atuação, nesse caso, a Educação Musical. As circunstâncias formadoras, que também podemos chamar de percursos formativos ou escritas de si, cujo capital/produto parte das epistemologias que se (inter)relacionam, ajudam diretamente na construção e consolidação de uma área de conhecimento. As trajetórias de vida-científica se constituem como um produto advindo do conhecimento cumulativo gerado com os efeitos vividos, praticados, que formam e dão forma ao campo da Educação Musical. A trajetória de vida-científica aqui desenvolvida é tanto a teoria quanto a metodologia (‘bio’ é vida; e ‘grama’ é linha da, entendida aqui como história de), ou seja, é um novo tipo de instrumentalizar metodologicamente para um modo de se fazer pesquisa científica em Educação Musical.

 

Raimundo Vagner Leite de Oliveira, natural de Brejo Santo-CE, iniciou seus estudos musicais na Assembleia de Deus e na Banda de Música Olívio Lopes Angelim na referida cidade. Participou de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), maior curso de música da América Latina, com renomados professores, onde estudou regência, violão erudito, eufônio e outros, além de participar de importantes grupos musicais como a Orquestra de Violões, Grande Coro e Banda Sinfônica. Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília – UnB, Especialização em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes – UCAM/PROMINAS e Mestrado em Música pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente (janeiro a outubro de 2021) cursa Especialização em Regência pela Faculdade de Ciência e Educação – FACEP/Instituto Alpha. Foi professor substituto na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia – GEMAB da UnB. É organizador de livros, autor de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos de estrato superior: ABEM e RBPAB. É avaliador ad hoc da Revista de Ciências Humanas – CFH/UFSC e da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC/UFT. Atuou como professor em todos os segmentos da educação, bem como em projetos sociais. Presta consultoria acadêmica atendendo alunos e instituições de vários Estados: Ceará, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Amazônia, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Distrito Federal.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: síntese agregadora de uma unidade na diversidade”
Sem ofertas para este produto!